× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99612-3870
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Tudo que você deve saber antes de instalar um ar-condicionado

    Está pensando em comprar um ar-condicionado? Antes mesmo de escolher qual é o modelo ideal para o seu lar, é preciso estar atento a algumas questões estruturais que interferem diretamente na instalação e na durabilidade do aparelho.

    Identifique o melhor lugar para instalar a condensadora

    A condensadora é a unidade externa de seu ar-condicionado Split. Isso significa que essa parte do aparelho deve ser instalada na parede externa ou varanda de seu imóvel.

    Antes de adquirir um Split, verifique se o seu condomínio permite a instalação. Alguns prédios possuem regras mais rígidas em relação à preservação da fachada.

    Depois, é importante considerar se o local desejado não irá interferir na rede elétrica, de água ou de esgoto. Se possível, escolha instalar a condensadora em um local que não pegue muito sol, que seja aberto e bem ventilado – evite lavanderias e banheiros, por exemplo. O espaço deve permitir que o aparelho esteja próximo à evaporadora (unidade interna). Para saber a distância máxima indicada, consulte o manual de instruções do ar-condicionado desejado.

    Lembre-se que a estrutura deve suportar o peso e as vibrações do seu ar-condicionado. Veja se no local a ser instalado o barulho do aparelho não irá incomodar a vizinhança.

    Escolha o local adequado para a evaporadora

    Observe se o seu apartamento ou casa já possui infraestrutura e tubulação para a instalação. Se já estiver pronto para a instalação, informe-se com a administração do condomínio ou com a construtora sobre qual o tamanho (ou diâmetro) da bitola da tubulação do seu Split. Tendo essa informação, você já pode escolher um produto compatível com a tubulação que já está disponível.

    Caso não tenha, o ideal é que chame um técnico para avaliar quais são os ajustes que devem ser feitos. Deve-se checar se a estrutura da parede é capaz de suportar o peso e as vibrações da evaporadora. O local deve permitir a instalação do tubo de dreno, do fluído refrigerante e, além disso, ter uma fiação elétrica adequada. Não se esqueça que o lugar precisa possibilitar o fácil acesso para retirada do filtro para higienização.

    Para garantir a eficiência do ar-condicionado, é fundamental que nenhum obstáculo impeça a circulação do ar. Isso significa que a unidade interna não pode ficar perto de divisórias e móveis, coberta por cortinas ou ter objetos à sua frente.

    A fim de não comprometer o funcionamento do controle remoto, escolha instalar o ar-condicionado em um ambiente com distância mínima de um metro de aparelhos eletrônicos que possam gerar interferências eletromagnéticas. Assim, você garante o pleno funcionamento do seu aparelho.

    Confira a instalação elétrica

    A maioria dos aparelhos de ar-condicionado à venda no mercado nacional é 220v. Isso ocorre porque a demanda por essa voltagem é mais alta, além de utilizar uma fiação mais fina, uma vez que possui uma corrente menor. Portanto, torna-se mais barato fabricar modelos 220v. Ainda assim, você pode encontrar aparelhos em 110v, especialmente nos modelos de ar janela.

    Caso você deseje comprar um ar-condicionado 220v e sua casa possui a voltagem 110v, contrate um eletricista ou um técnico habilitado para montar uma tomada na voltagem adequada. Outra opção é pedir a alteração de voltagem junto à distribuidora de energia da sua região.

    Importante: não tente ligar um aparelho de voltagem diferente da rede elétrica de sua residência. É provável que um aparelho 220v sequer ligue em uma rede de 110v, mas se tentar utilizar um ar-condicionado de 110v em uma rede de 220v, você queimará o aparelho por fazer com que ele receba mais energia do que pode suportar.

    Além deste cuidado, é fundamental que exista um disjuntor e uma fiação específica para cada ar-condicionado instalado. O disjuntor garante que se corte a energia a qualquer sinal de curto. Também evite o uso de extensões, “T” ou transformadores. Assim, você garante que não irá sobrecarregar a rede elétrica, evitará danos ao aparelho e riscos à segurança. Na dúvida, chame um técnico!

    Compre o suporte adequado para o seu ar-condicionado

    Para cada tipo de ar-condicionado, há um suporte ideal. O suporte para a condensadora não acompanha o seu aparelho. Por isso, deve ser comprado separadamente.

    O suporte é responsável por garantir a estabilidade e segurança da condensadora. No mercado, já estão disponíveis diversos tipos de suporte, fabricados em materiais como aço inox, aço carbono, alumínio e termoplástico.

    Chame um técnico especializado

    Como pode perceber, o processo de definir a instalação e executá-la é bastante detalhista. Todo o cuidado é necessário na hora de colocar um aparelho de ar-condicionado, por isso não deixe de contatar um profissional capacitado para o trabalho.

    Uma instalação incorreta pode diminuir a vida útil do aparelho e causar uma série de transtornos. Assim, a instalação com um profissional credenciado pela fabricante do seu aparelho é indicada para assegurar a garantia total do aparelho. Na hora de contratar o serviço, escolha uma empresa que dê garantia da instalação com nota fiscal.



    Deixe uma resposta